Bomba de Calor

As Bombas de Calor são um exemplo, pois são muito vantajosas por serem de fácil instalação e terem componentes de alta qualidade, podendo o módulo e o tanque ser substituídos separadamente.
A instalação pode ainda ser feita em diferentes condições, sendo que as suas características de ventilação podem até ser utilizadas para melhorar a qualidade do ar da divisão que o aparelho ocupa.
Bombas de Calor transferem calor de um ambiente para outro, através de um fluido frigorígeno. As Bombas de Calor constituem também uma solução de Aquecimento económica, sendo que, são reconhecidas como tecnologia de Aquecimento renovável.


No modo de arrefecimento, as Bombas de Calor, funcionam transferindo o calor de uma divisão ou espaço interior para o ar exterior, arrefecendo a área interior. Inversamente, as Bombas de Calor são capazes de extrair calor latente do ar exterior (mesmo quando a temperatura exterior é tão baixa quanto -20°C) transferindo-o para o interior, para aquecer os espaços.
Tipos de Bombas de calor:
 Aerotérmica – Fonte de calor é o Ar
 Geotérmica – Fonte de calor é o Subsolo
 Assistidas a energia Solar

Eficiência de uma Bomba de Calor
As bombas de calor têm uma eficiência de cerca de 300%. Isto significa que por cada unidade de energia utilizada pela bomba de calor em funcionamento, são geradas três ou mais unidades de calor para utilização num edifício. 
Uma vez que as bombas de calor funcionam extraindo o calor disponível do ar exterior, são muito mais eficientes do que o mais eficiente dos sistemas de aquecimento baseado em combustíveis fósseis.

Funcionamento Bombas Calor Geotérmicas



Uma bomba de calor apenas necessita de uma fonte de calor (ar exterior), dois permutadores de calor (um para absorver e outro para libertar o calor) e uma relativamente pequena quantidade de energia motriz para manter o sistema em andamento.

Para uma melhor compreensão do funcionamento das bombas de calor recomenda-se a visualização das seguintes animações ilustrativas:



Porque é que as pessoas não escolhem esta tecnologia?
As bombas de calor permanecem um mistério para a maioria das pessoas. O conceito de troca de calor a partir de uma fonte fria para um interior frio pode não ser intuitivo para todos numa primeira análise.

Vantagens de bomba de calor para aquecimento central
-Pode agora aquecer a sua casa e as suas águas sanitárias de forma muito mais económica, limpa, cómoda e amiga do ambiente.
-Tudo isto com um investimento acessível e amortizado em poucos anos.
-Além de que não terá de fazer grandes obras – poderá bastar a troca da sua caldeira por uma bomba de calor e pouco mais.
-Se a sua instalação de aquecimento central, mesmo com radiadores clássicos, tiver sido dimensionada com boa margem de segurança, pode usar a bomba de calor em vez da sua caldeira de gás, gasóleo ou mesmo lenha, com muito mais economia e comodidade e praticamente com o mesmo conforto e poluindo menos.
-E pode fazê-lo bem, de dia ou de noite, de Verão ou de Inverno, até com temperaturas próximas do 0ºC.
-E mais cómoda por evitar tanques de combustíveis, tubagens, chaminés abastecimentos frequentes, risco de fugas, cheiros, etc.
-Com depósito de inércia / acumulação ou a fio de água pode ter água quente até 60ºC, sem apoio de resistência elétrica ou consumo direto de energias fosseis.

Qual o investimento necessário?

            O investimento irá depender de vários fatores nomeadamente o tipo de bomba de calor, a área de aquecimento, alterações necessárias ao seu lar (caso se trate de uma remodelação), no entanto um sistema que produza 11 kW (calor+frio/mono) terá um investimento de cerca 5.000,00€.

O investimento vai depender muito das modificações que o seu lar irá necessitar para a instalação do sistema em seguida podemos ver uma analise qualitativa do investimento necessário.

<script>
  (function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
  (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
  m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
  })(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');

  ga('create', 'UA-58948004-1', 'auto');
  ga('send', 'pageview');

</script>

0 comentários:

Enviar um comentário